Temos fundação de: Madeira, Metálica, Concreto Armado, Tubulão, Estaca Raiz, Escavada, Sapatas, Blocos, Radiers, Brocas, etc. Estas são as principais fundações utilizadas em uma obra. Nesse post mostraremos como ocorre uma cravação de uma estaca pré-moldada de concreto armado.
ESTACA PRÉ-MOLDADA DE CONCRETO ARMADO
A estaca pré-moldada de concreto armado, é constituída basicamente de concreto e aço, concreto esse que geralmente possui aditivos, e aço para dar resistência à compreensão, e principalmente à tração à estaca, aços em vergalhões longitudinais, e estribos para armadura do aço, e usa-se espaçadores na armadura com a forma, para se ter uma distância mínima do aço com a forma na hora da concretagem, e nas extremidades da estaca coloca-se chapas de aço presas a aços internos da estaca para se fazer a junção de duas estacas na cravação, e alças de aço na estaca para transporte da estaca. As estacas possuem variadas tamanhos, tendo diferentes comprimentos, o mais comum são estacas de 8 metros, e diferentes seção transversal, tendo de 25x25, 30x30, 35x35, entre outras, unidades em centímetros, e temos também as estacas pré-moldadas de concretos protendido, aonde o aço das estacas são tensionados.
BATE ESTACAS

O bate estacas é um equipamento bem antigo usado desde os romanos para cravação de estacas de madeira, ele é utilizado para fundações profundas em concreto armado, madeira, metálica, e outras fundações.
A CRAVAÇÃO
Se ainda assim a estaca ainda não adquiriu a resistência esperada para a fundação, ou seja, a estaca ainda não deu a nega calculado pelo engenheiro,
que é, quando a estaca praticamente não crava no solo para um A estaca é transportada por caminhões muque, ou em carretas até o canteiro da obra, onde esta será cravada, com a estaca no canteiro, começa o trabalho do Bate Estaca, o bate estacas usando o cabo de aço erguem as estacas no guincho levando à torre, trabalho esse de muito cuidado, pois se o operador do bate estacas, não souber operar o equipamento com "maestria" pode levar a fissuras na estaca, ou até mesmo o seu cisalhamento, após a estaca ser posicionado na torre desce o capacete do bate estacas e o coxim de madeira, que é responsável por amenizar a queda livre do pilão na "cabeça" da estaca, essa altura de queda é calculado pelo engenheiro da fundação, calculo esse que não vamos demonstrar neste post, o peso do pilão também é calculado pelo engenheiro de acordo com as características da fundação, e então começar a golpear a estaca até sua total cravação no solo, ao terminar a cravação de uma estaca no solo, e determinado número de golpes, ergue-se outra estaca em cima dessa e começa a cravar em cima dessa novamente, a amarração dessas duas estacas e feita por solda na chapa metálica que é colocada nas extremidades da estaca.
E assim segue-se até se chegar em certa profundidade, onde a estaca praticamente não crava mais, "deu a nega", expressão usada por operários envolvidos na cravação.
Esse tipo de fundação é muito utilizado hoje no Brasil, pela processo da cravação não ser tão complexo, perto de muitas outras fundações, e pela mão de obra envolvida na equipe do bate estaca, basicamente de um operador do bate estaca, geralmente dois ajudantes, e um soldador, uma fundação profunda, bem empregada no Brasil.
Mais de 2000 Obras Executadas estacas pre moldadas
ResponderExcluirA Empresa de estacas pré-moldadas Fundada em 1968, a Foá Engenharia obteve um desenvolvimento extraordinário, calcado na capacidade técnica de seus empreendedores, realizando obras que representaram verdadeiros desafios de engenharia no Brasil.
Em 1993 foi constituída a R. Foá Engenharia e Pré-Fabricados Ltda, com planta industrial em área própria de 22.000 m² no município de Cotia-SP, dotada de equipamentos de última geração para a produção de peças de concreto armado protendido, principalmente, o novo conceito em estacas de concreto, ESTRELA, sua criação, que rapidamente consolidou-se no mercado, com significativo número de obras de grande porte executadas, primando pela qualidade e satisfação dos seus clientes, com rigoroso cumprimento das normas técnicas que regem o assunto.
Em 1999, atendendo às fundações onde os carregamentos horizontais são predominantes, desenvolveu estacas de seção T, utilizadas em obras de arte, cortinas de contenção e canais. Em 2004, dentro do mesmo espírito inovador que sempre a norteou, desenvolveu perfis de seção I em concreto armado protendido, para cortinas de contenção.
Assim, vem se consolidando no mercado, focando soluções com tecnologia em cada desafio encontrado nas obras de fundação ou contenção, nos segmentos Industrial, Obras de Arte e Imobiliário. Em 2014 a Foá inaugurou uma nova unidade fabril em Pindamonhangaba-SP, em terreno de 50.000 m2, na Rodovia Presidente Dutra, em amplas instalações e modernos equipamentos, permitindo grande produção automática de Concreto de Alto Desempenho, com adição de microssílica, em misturador de 2 m3, buscando atender toda a região Sudeste, em especial, o estado do Rio de Janeiro.
Bom artigo
ResponderExcluirAqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do email, lfdsloans@outlook.com. / Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meus negócios e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar abrir caminho como mãe solteira, as coisas não têm sido É fácil comigo, mas com a ajuda do senhor Benjamin, colocar um sorriso no meu rosto enquanto vejo meus negócios se fortalecerem e se expandirem também. para obter ajuda financeira ou passar por dificuldades com os negócios ou desejar iniciar um projeto de negócios, pode cuidar disso e ter a esperança de sair das dificuldades ... Obrigado.
ResponderExcluir