sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dicionário do Engenheiro

Entre as mais diversas linguagens utilizadas durante o nosso dia a dia, temos as linguagens técnicas, utilizadas pelos profissionais das variadas áreas do conhecimento, trabalharemos mostrando em especial a linguagem utilizada pelo engenheiro civil.
Postaremos aqui algumas palavras mencionadas no meio técnico da engenharia civil. Post esse que se prolongará por outros mais adiante.

MATACÃO


Matacão são grandes rochas arredondadas, que se formão a partir de intemperismo químico. Um verdadeiro empecilho para a engenharia de fundação, pois esses blocos podem ser encontrados em diversos solos, dificultando a fundação de uma obra, levando a mecanismos de perfuração desses matacão, para assim podermos desenvolver uma fundação segura para a construção.

TAVELA


Pela imagem fica simples de reconhecer o que é. Isso mesmo, tavela são aqueles tijolos de lajes, que são colocados entre vigotas (uma espécie de vigas menores, que atravessam todo um vão de laje), hoje usa-se muito no lugar de tavelas, blocos de isopor (EPS de isopor, sigla do Poliestireno Expandido), pois diminui a carga da construção, principalmente na fundação, e é um bom isolante térmico.

RECALQUE

Torre de Pisa

Recalque se dá quando uma estrutura sofre deslocamentos verticais pelo adensamento do solo, quase sempre provocados por uma fundação que não está bem apoiada no solo, lembrando que uma estrutura sempre sofrerá recalques, em centímetros ou decímetros mais sofrerá, em solos arenosos eles são imediatos, em argilosos levam anos sofrendo recalques, uma construção torna-se perigosa ao sofrer recalques diferenciais, ou seja, apenas um pilar, ou um lado sofre recalque, como na torre de pisa, uma obra com recalques diferencial mais famosa.

NEGA


Nega é o processo pelo qual uma estaca pré-moldada de concreto armado, praticamente não crava no solo, para isso usa-se métodos para calcular essa nega, e a altura de queda do martelo (pilão), geralmente usa-se 10 golpes do pilão para se cravar 1 ou 2 centímetros, e repete-se 3 vezes esse processo, acontecendo isso, podemos afirmar que a estaca está bem apoiada no solo, ou seja, "deu nega", isso é importante, pois uma obra após ser concluída é importante que ela são sofra recalques, pois levará a esforços na estrutura provocando fissuras, e em uma gravidade maior, podendo levar ao desmoronamento, para isso a construção tem que está com sua fundação bem apoiada no solo.

CISALHAMENTO

08.gif (1825 bytes)

Tensão de cisalhamento ou tensão de corte são tensões aplicadas em sentidos opostos, mas com a mesma direção. Uma estrutura recebendo esforços de cisalhamento fica sujeita a quebra, pois é como se estivéssemos querendo cortar a estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário